Gemas Escuras para Estações Frias

Deixe um comentário

Gemas Escuras para Estações Frias

A mudança da coloração das roupas de acordo com as estações do ano é uma tendência corriqueira da moda. Durante o verão, são produzidas roupas coloridas, leves e frescas, para condizer com as altas temperaturas e o céu aberto. No outono e inverno, as temperaturas caem e influenciam o repertório de cores nas roupas que usamos.
Durante os meses frios, é comum encontrar pessoas vestidas de
cinza, preto, ou qualquer outra cor com a tonalidade escurecida. É simples compreender por que isso ocorre, está estritamente relacionado ao fato de ligarmos as estações do ano com a cor do céu. Quando pensamos em verão, logo azul ou amarelo veem à nossa cabeça, em tonalidades vibrantes e claras. Já Quando pensamos em inverno, é cinza ou preto quem toma conta da mente, num tom mais sereno e frio. De certo modo, fazemos uma adequação do figurino de acordo com as mudanças climáticas que ocorrem no ambiente em que vivemos.

 

 

No mundo das joias, as coisas não poderiam ser diferentes. Como acessório essencial na composição de uma produção de moda, estas peças podem e devem combinar com os diferentes tipos de vestuários que usamos nas quatro estações do ano. Então para usar nas estações mais frias, indicaremos algumas possibilidades de gemas que combinam.

Diamantes Coloridos


Conhecido como “Fancy Diamonds”, estes tipos de gema podem 

atingir colorações amarelas, verdes, marrons, azuis, vermelhas e negras. São as gemas mais valorizadas na joalheria atualmente, principalmente o Diamante negro, um dos mais difíceis de se encontrar na natureza. Sua nomenclatura vem do grego ” inconquistável ” e sua resistência à lapidação é até 140 vezes m

aior do que em gemas como Safira e Rubi. O maior Diamante já lapidado no mundo foi encontrado na África e possuía mais de 3.000 quilates antes da lapidação, ele ficou conhecido como a Estrela da África.

 


Grupo Coridon

 

O grupo coridon engloba gemas como a Safira e o Rubi. Enquanto as Safiras podem atingir cores variadas, como azul, laranja, verde e preto, o Rubi se restringe apenas às tonalidades de vermelho. Na escolha de gemas escuras no grupo coridon, boas opções são as Safiras verdes do Sri Lanka ou azul da Tailândia e o Rubi astérico também do Sri Lanka. Os Rubis e Safiras, assim como os Diamantes, são gemas muito valorizadas pela sua raridade na natureza. É muito raro que se encontrem gemas como essas em tamanho grande, e isso encarece o valor da gema.


Grupo Berilo


Esmeralda,
Água marinha, Berílio nobre, Espinélio, Crisoberilo e Topázio são alguns exemplos de gemas que podem adquirir tonalidades escuras entre gemas do grupo berilo. A Esmeralda se caracteriza pela tonalidade verde; a Água marinha pelo azul intenso e profundo (principalmente nas gemas conhecidas como “maxixe”); Berilo nobre pode variar entre tons de laranja e verde; Espinélio pode ser encontrado em tons de vermelho azul, preto, verde, e laranja (os mais escuros são os que possuem maior quantidade de ferro em sua composição); Crisoberilo se qualifica pela cor marrom; e por fim os Topázios, que podem ser laranja ou marrom, (estes comumente encontrados no Brasil e na Rússia. As gemas do grupo berilo podem ser encontradas na sua maioria na Colômbia, no Brasil e na África do Sul.


Grupo Quartzo


A maior parte das gemas do grupo quartzo possui predominância de cor verde. São elas:
Quartzo enfumaçado (cinza a negro, encontrado no Brasil, Madagascar, Rússia Escócia, Suíça e Ucrânia), Ametista (violeta) é comumente associada a poderes sobrenaturais (diz-se que dá sorte e estabilidade a quem a usa); Citrino (laranja ou marrom); Prasiolita (verde); Aventurina (verde); Cornalina (laranja); Sardo (marrom); Ágata (laranja) é um tipo de calcedônia mesclada com Opala, por isso também a presença da cor azul, era uma gema largamente utilizada pelos egípcios há mais de 3 mil anos; Jaspe (laranja ou preta); Opala (azul, verde, laranja ou marrom); Jade (verde) tem seu nome relacionado a conquista espanhola da América Central e do Sul quando era considerada um meio de cura para aqueles que tinham problemas nos rins, Peridoto (verde) e Zoisita (vermelho, violeta, marrom e negra) provavelmente da Áustria, é assim chamado em homenagem ao colecionador Zois.

Grupo Peldspato


As principais gemas apresentadas do grupo Peld
spato são a Amazonita, tipicamente brasileira, de origem amazônica; a Labradorita, que tem seu nome justificado pelo lugar de onde provém, a península canadense do Labrador e um brilho metálico extremamente especial; e a Rodocrosita, cuja a jazida mais importante está localizada na Argentina. A primeira gema pode ser encontrada em tons de azul ou verde., a segunda, em cores que variam do cinza até o negro., e a terceira possui tonalidades de vermelho e rosa e dificilmente são encontradas gemas transparentes.
Ainda fora dos grupos acima citados, podemos falar sobre outras gemas que costumam ser encontradas em tonalidades escuras. Por exemplo, Turquesa azul,
Lápis-lazúli, Malaquita (verde), Granada (laranja, verde ou marrom) e Turmalina (vermelha, violeta, negra, verde) entre muitas outras.